Home / Blog / 10 DICAS JOIAS – SEGREDOS DE QUEM ENTENDE

10 DICAS JOIAS – SEGREDOS DE QUEM ENTENDE

diamond-cleaning-1

Hoje vamos falar sobre um assunto muito importante para quem gosta de joias e pedras preciosas, dando 10 “dicas joias” 🙂 sobre como conservá-las melhor e tê-las bonitas por muito mais tempo. As joias são um investimento para a vida toda, podendo passar de geração em geração se forem bem conservadas. Portanto, para ter suas “melhores amigas” por perto, sempre brilhantes, confira nossas 10 dicas joias:

1. Limpeza das joias em geral

As joias são como peças de roupa – precisam ser limpas de vez em quando e melhor ainda se essa limpeza for executada por um profissional, observando sempre o tipo de metal, da gema e do seu acabamento. Invista numa limpeza do tipo com alguma frequência.

2. Quando não usar uma joia

Nos trabalhos manuais em geral, sejam eles domésticos, no jardim ou qualquer um em que o manuseio de produtos e objetos possam danificar a sua joia. Locais onde elas ficaram expostas excessivamente ao sol ou à elementos oxidantes e abrasivos, como a praia, também devem ser evitados de se levar suas joias.

3. Cremes e perfumes

Ao contrário de nós, joias não gostam de cremes e perfumes, de nenhum tipo. Esses produtos podem manchar ou danificar para sempre suas pedras ou metais preciosos. Fique de olho e deixe para colocar suas peças apenas quando o creme ou o perfume já tiver sido absorvido pela pele, pelo menos uma hora depois da aplicação.

4. Limpeza caseira do ouro e da prata

Ao contrário da limpeza profissional, que geralmente é realizada com banhos em soluções específicas, uma limpeza caseira que pode ser feita com mais frequência e eficácia é aquela com uma flanela macia e limpa. Essa é uma das melhores das nossas dicas joias, já que você mesma poderá providenciar, sem muito esforço.

5. Pérolas

As pérolas devem ser limpas por um profissional anualmente, que desmonta a peça e realiza um banho de imersão de cada pérola em água ou produto específico.

6. Esmeraldas

Esse tipo de pedra preciosa jamais deverá receber banho de imersão com as mesmas soluções usadas para polir outras pedras ou metais, fique atenta!

7. Armazenamento das joias

As joias devem ser guardadas de forma individual, aproveite sempre a embalagem em que ela veio. Isso evita que elas risquem, quebrem ou amassem. Se quiser guardar tudo num mesmo porta-joias o ideal é separar cada peça num saquinho de veludo.

8. Conto do Vigário

Se alguém vier para o seu lado dizendo para usar algum desses produtos na limpeza das suas joias: chá, coca-cola, pasta de dente, álcool – fuja! Nunca arrisque usar um produto de limpeza ou higiene pessoal nas suas peças.

9. Ouro Branco

Banhos de ródio devem ser providenciados de tempos em tempos nas peças de ouro branco, para deixá-la sempre brilhante, levando sua peça na sua joalheria de confiança.

10. Alimentos X Prata

Não só os produtos químicos os responsáveis pelo escurecimento da suas peças. Alguns alimentos como ovos, cebola ou maionese podem escurecer a prata, sabia?

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *