Home / Blog / 10 JAZIDAS MINERAIS

10 JAZIDAS MINERAIS

Jazidas minerais são depósitos naturais de, por exemplo, pedras preciosas, encontradas na superfície ou interior da Terra. É sabido que a riqueza mineral de um país ou região é baseada nas suas jazidas.

O Brasil é um país rico em recursos minerais, com diversas jazidas minerais espalhadas pelo seu território. Além dele, o Canadá, a Austrália, a Rússia, a China e os Estados Unidos são considerados países muito ricos em diversidade mineral.

Por aqui, são ao todo 55 diferentes tipos de minerais, com algumas das maiores reservas do mundo. Os principais minérios encontrados no Brasil são o ferro, bauxita, cobre, cromo, ouro, estanho, níquel, manganês, zinco e o potássio.

Em se tratando de pedras preciosas, conheça os locais de extração de dez diferentes tipos de gemas:

1 – ÁGATA: Foi encontrada pela primeira vez num rio na região da Sicília, Itália, de nome Achates. O Brasil e o Uruguai são as suas principais jazidas.

963e33_71dc1de517704995892bbb39ad19b917

2 – ÁGUA MARINHA: Os druidas, magos de origem celta, usavam o berilo para fazer as suas adivinhações. A água marinha é a variedade azul do berilo. No Brasil é encontrada na região de Minas Gerais.

agua-marinha-a-pedra-do-mes-de-marco1

3 – AMETISTA: Sabe-se que até o século XVIII as ametistas valiam tanto quanto os diamantes, mas depois que foram realizadas descobertas abundantes de jazidas no Brasil, Uruguai e Madagascar, seu valor caiu consideravelmente.

109287850

4- CITRINO: é considerada uma pedra com valor econômico e é muito uilizada pelo setor joalheiro. Os maiores produtores mundiais são Brasil e Escócia.

800px-Citrine_1_(Russie)

 

5 – DIAMANTE: No Brasil, é encontrado na região da cidade de Diamantina, no estado brasileiro de Minas Gerais. Porém, atualmente, o maior produtor mundial é a África do Sul e a Rússia (jazida na imagem).

tumblr_lkmxfg8HZW1qbvvito1_1280

6 – ESMERALDA: Considerada uma das pedras mais valiosas, ao lado do diamante e o rubi, é encontrada na Colômbia.

emeraude-cristal-chivor-colombie

 

7 – JADE: Encontrada na China, onde era considerada sagrada, na Birmânia e na Guatemala.

ü_Planes_y_Viajes-_Ubicación_y_depósitos_de_Jade.

 

8 – JASPE: Pedra vermelha, com manchas e listras, “jaspe” em grego quer dizer “pedra manchada”. É encontrada no Brasil, porém, a famosa “quebrada do jaspe” (imagem), fica na Venezuela.

dsc01771

 

9 – LÁPIS-LAZÚLI: as variações de maior valor dessa pedra são encontrados no Afeganistão, na região de Badakshan.

lapislazuli kabul

10 – OPALA: encontrada na Austrália, seu nome vem do sânscrito, “upala”, que significa “pedra preciosa”.

opale-blanche-brute-filon-cober-peddy-australie

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *