Home / Blog / Alianças de casamento e seu significado

Alianças de casamento e seu significado

wedding-rings-603941_1280 (1)As alianças de casamento possuem um significado muito especial para quem as carrega: é o símbolo da união entre casais que decidem construir um projeto de vida juntos. Mas você sabe qual é a real origem do uso das alianças de casamento?

Além de ser uma bela joia, as alianças de casamento carregam consigo um significado outro que a estética, e existem histórias que atravessaram os séculos com os votos de amor, compromisso, fidelidade e honra que estão diretamente ligadas às alianças.

História das alianças de casamento

Várias partes do mundo contam diferentes histórias sobre a origem do uso das alianças de casamento. É no Egito antigo que acredita-se ser o berço da utilização das alianças como a representação do amor eterno. O fato de se usar a aliança no dedo anelar da mão esquerda deve-se à crença de que uma veia com ligação direta ao coração passa por ali: portanto, tudo indica que é por essa razão que hoje em dia carregamos a joia nesse dedo, depois que casamos.

Os homens romanos acreditavam que a mulher era sua propriedade depois do casamento e a aliança seria, então, a representação dessa posse – apesar de usarem a joia também no dedo anelar da mão esquerda, da tal veia ligada ao coração.

Alianças de casamento no mundo árabe e asiático

Na Ásia, existia um tipo de joia usada como aliança de casamento e que era bastante complexa, conhecida como “anéis puzzle”, ou quebra-cabeças, que poderiam ser montados e desmontados apenas por pessoas que conhecessem o seu segredo: geralmente, só os maridos.

Segundo contam, era uma forma de garantir que suas esposas não iriam tirar as alianças enquanto estivessem ausentes: o marido saberia que a esposa teria sido infiel retirando a joia enquanto ele esteve fora, já que ela não saberia encaixar as peças da aliança de forma correta novamente.

Na Europa

Nos países da Europa, há séculos, as alianças eram oferecidas não só como a representação do contrato social do casamento, mas como o símbolo do amor a uma pessoa querida. Conhecida como o “anel de poesia” a joia era oferecida como promessa de união duradoura.

Nas Américas

Durante o período colonial, usar joias nas Américas era um ato proibido e considerado imoral, por causa da sua inutilidade. Para representar a união entre o casal, um dedal era dado pelo marido à sua esposa, que costumava remover a sua base para usá-lo posteriormente como um tipo de anel.

Alianças de casamento atualmente

Da forma como a conhecemos atualmente, como joias caras, as alianças de casamento são utilizadas desde o século XIV ou XV, apenas pela camada mais rica da sociedade: pela nobreza e, posteriormente, a burguesia.

Hoje, a maioria dos noivos e noivas sonham com uma bela joia que represente seus ideais românticos do casamento. As alianças tem a forma de um círculo completo, sem ponto de partida ou chegada, simbolizando o infinito.

As alianças de casamento podem ser usadas durante o noivado caso o noivo não pretenda presentear a futura esposa com um anel específico para o período que antecede as núpcias. 

Abaixo, nossa seleção de alianças de casamento em ouro 18k, são alguns dos modelos mais requisitados pelos casais atualmente.

Curtiu? Para encomendar ou orçar seu par de alianças entre em contato conosco clicando aqui.

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *