Home / Blog / AMETISTA: PEDRA DO MÊS DE FEVEREIRO

AMETISTA: PEDRA DO MÊS DE FEVEREIRO

Amatista_Laye (1)

Ametista é um tipo de cristal, uma variedade violeta do quartzo. É também conhecida como a “pedra da sobriedade”. Popular pelas suas supostas propriedades espirituais, muitas pessoas usam a ametista como amuleto para promover a proteção, equilíbrio e a paz.

Como gema preciosa, desde o antigo Egito a Ametista é usada como ornamento. Etimologicamente falando, seu nome deriva do grego “A” – que quer dizer “não” – e “METHUSKEIN” – que significa intoxicar. Os antigos diziam que a pedra era capaz de proteger o seu dono da embriaguez.

A gema também foi encontrada em túmulos anglo-saxões na Inglaterra, já que é sabido que eram muito usadas por entalhadores da região. Sua ocorrência é vasta desde então, podendo ser encontrada em muitos pontos do planeta. Geralmente esses cristais ocorrem em veios de rochas ígneas, em sua maior parte do tipo basalto, revestindo os interiores das ágatas.

Jazidas e características

As principais jazidas de Ametista encontram-se no Brasil, sabia? Estão na Bahia, Paraná, Minas Gerais e Rio Grande do Sul. Mas muitas das mais belas Ametistas vêm da Russia.

Como pedra do mês de Fevereiro, está diretamente associada aos signos de Peixes e Câncer e é considerada a pedra oficial do curso de Letras, muito usada em anéis de formatura, já que simboliza o esclarecimento.

A cor violeta, arroxeada, é devido à presença de ferro em sua composição. Quando exposta ao calor (cerca de 500 graus) a ametista é comercializada como ametista queimada, já que torna-se amarela. Algumas variedades da pedra apresentam faixas brancas, mas a cor mais intensa predomina mesmo na ponta dos cristais.

Com relação à estrutura é fácil de se reconhecer uma verdadeira Ametista: suas lâminas sobrepostas são bastante características, já notou? Os cristais desse tipo de quartzo crescem sobre uma base e possuem formatos de pirâmides, muito apreciados pelos amantes das pedras naturais, no mundo todo.

E você?

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *