Home / Blog / ANEL DE FORMATURA

ANEL DE FORMATURA

15032102_1199902676734184_5497514421774921759_n

Chuveiro com zircônias e pedras naturais em ouro 18K, Joias Kether. 

Assim como a aliança, o anel de formatura representa um ritual de passagem. Criado em 1835 nos Estados Unidos por um grupo de alunos de West Point, uma tradicional Academia Militar do país, a ideia era marcar a passagem dos estudantes pela tal escola com um objeto que todos pudessem ter, no caso, uma joia em forma de anel. Além de identificar qual o curso fizeram, o anel de formatura demonstrava a amizade e superação de um objetivo em comum.

Com frequência, o anel de formatura possui emblemas laterais e uma pedra central, detalhes que variam de acordo com a profissão que o aluno irá exercer depois de formado. Por exemplo, o curso de medicina possui uma cobra como emblema e a gema preciosa é a esmeralda. Outra tradição é que geralmente, o anel de formatura é usado no dedo anular ou dedo médio da mão esquerda. Confira abaixo quais são as principais pedras de cada curso:

Safira Azul

Administração; Artes Cênicas; Artes Plásticas; Astronomia; Biologia; Ciências Aeronáuticas; Ciências da Computação; Comércio Exterior; Publicidade; Educação Artística; Engenharia; Educação Física; Física; Fotógrafo; Matemática; Meteorologia; Psicologia; Química; Relações Internacionais; Sistemas de Informação.

Rubi

Direito; Jornalismo 
Turmalina Verde 
Auxiliar de Enfermagem; Cabeleireiro 
Ametista 
Biblioteconomia; Ciências Sociais; Design de Moda; Geografia; História; Hotelaria; Letras; Pedagogia; Sociologia.

Esmeralda

Medicina; Biomedicina; Bioquímica; Enfermagem; Fisioterapia; Fonoaudiologia; Nutricionista; Veterinário.

Turmalina Rosa


Ciências Contábeis

Granada


Odontologia


Água Marinha

Economia


Topázio

Farmácia; Filosofia.

Voltando à história, depois de se tornar tradicional no curso onde foi inventado, o anel de formatura ganhou fama e outros cursos também adotariam a joia. Em pouco tempo o costume se espalhou e, conforme estudantes estrangeiros entravam em contato com essa tradição, acabavam levando para seus países de origem o hábito, conquistando outras universidades mundo afora.

Aqui no Brasil, os anéis de formaturas são dados de presente aos formandos pelos pais, padrinhos ou avós, como um prêmio por haver conquistado uma meta difícil, um reconhecimento pelo esforço do aluno.

Segundo especialistas, a escolha da pedra de acordo com o curso tem a ver com a leitura que o ocidente dá às diferentes pedras.

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *