Home / Blog / Baile de formatura: saiba quais as roupas e joias adequadas para esse grande evento

Baile de formatura: saiba quais as roupas e joias adequadas para esse grande evento

Happy-Graduation-Wallpaper-Cgn10

Estamos no primeiro semestre do ano – época de muitos estudantes comemorarem em um grande evento, a vitória de sua formatura e uma nova etapa que se inicia. Mas a formatura em geral, não se resume apenas em um dia. Tem o evento ecumênico (missa), a colação de grau, e enfim o grande baile. São ocasiões diferentes, que exigem trajes adequados para cada evento. Se você é a convidada ou a formanda, não se preocupe! Nós da Joalheria Kether, vamos te apresentar sugestões de composições para cada um destes eventos. E mais: se você gosta de tradições familiares, fique até o final para saber qual o anel certo de formatura para presentear o seu graduado.

A missa

O primeiro evento de um formando, é a missa. Tanto os graduados como os convidados devem aderir a trajes formais, mas não de gala. Como é um espaço religioso, nada de usar decotes, ou vestidos muito curtos e com transparência. Use vestidos na altura do joelho, midi ou saias enviesadas. Ou opte por um macacão de viscose ou linho. Para as joias, deixe os brilhantes para o baile. Invista nas com materiais nobres, como ouro e prata. Utilize colares e brincos mais delicados.

WhatsApp Image 2019-02-21 at 20.21.59 (1)

Colação de grau

Se você é a convidada, deve se vestir de acordo com o traje solicitado no convite – sempre mais discretos do que os formandos. Se no convite vier especificado traje social ou passeio completo, a roupa é formal, mas ainda não é a hora dos longos. Prefira os curtos chiques ou midi, com tecidos como georgettes, chiffons, musselines, shantungs e rendas. Para as joias, use as mais vistosas com pingentes, sempre combinando com o vestido. Se o seu vestido é preto, elas podem ser em ouro rosa, ouro fosco, prata, pérola ou pedra. Ainda, mais delicadas, deixando todo o brilho para o grande baile.

WhatsApp Image 2019-02-21 at 20.21.59

Se você é a formanda, lembre-se que você irá usar uma beca e, portanto, ela cobrirá o seu vestido. Neste caso prefira usar vestidos ou conjuntos de saia e camisa sem volume, que não tenha babados ou detalhes que atrapalhem o caimento da beca. Para as joias, não vale investir em colares, pois também não irão aparecer. Use brincos delicados com pedras, em ouro ou prata; e combine com pulseiras e anéis do mesmo material.

 O grande baile

Chegou o grande dia! Se você é a formanda, é hora de escolher o vestido dos seus sonhos. Use longo, tecido fino, brilhos, cristais, fendas, decotes, salto fino e cabelo e maquiagem deslumbrante. Mas não é para usar tudo junto, viu? Você deve selecionar qual item irá será o grande protagonista da noite: o vestido, o colar ou o brinco. Se optar pelo colar ou par de brincos, use os com brilhantes e pedras preciosas bem deslumbrantes, combinando com um vestido fino de caimento elegante e cor neutra.

Lembre-se que deve haver uma combinação visualmente agradável, e não necessariamente bolsa combinando com sapato, por exemplo.  O ideal para não errar é aderir a cores próximas, que combinem com o vestido. Bolsa na cor preta, bege, nude e dourada são essenciais para este evento.

Para escolher suas joias, atente primeiramente na cor do seu vestido: cores frias (como azul, cinza e roxo) tendem a combinar mais com acessórios pratas. E cores quentes (vermelho, amarelo, laranja) sempre tendem a combinar mais com acessórios dourados.

Feito isso, na escolha do colar, você deve se atentar ao decote do vestido. Confere só:

  • Decote U – Combine com os colares que sigam a linha do decote; curtos.

  • Decote canoa – Combine com colares comprido. Eles que ajudam a quebrar a largura e dar mais equilíbrio.

  • Decote princesa – Combine com Maxi colar com formato em V.

  • Decote V – Combine os colares que acabem em ponta e tenham o mesmo formato do decote.

  • Decote coração – Combine com colares médios, com pingente ou não.

  • Decote ombro a ombro – Combine com colares assimétricos.

  • Decote tomara que caia – Combine com colares mais próximos ao pescoço, como chokers.

  • Decote quadrado – Combine com pingentes mais geométricos e angulosos.

    WhatsApp Image 2019-02-21 at 20.22.00

    Já para a roupa das convidadas, elas podem optar tanto por um longo, quanto um longuete ou um vestido curto bem sofisticado. Não há restrição de cor, mas evite aparecer mais que os formandos. Nada de vestidos muito brilhantes ou redondos.

    Para as joias, as mesmas dicas: Não carregue tanto no brinco, quanto no colar. Escolha qual irá brilhar mais no baile.  Se você está usando um colar como uma gargantilha ou um colar de pérolas, harmonize com pequenos brincos leves. Por outro lado, se você optou por um colar simples com um pingente, utilize brincos longos e atraentes.

    Mas não podemos esquecer de uma joia muito importante para as formandas usarem no seu grande baile: o anel de formatura! Você sabe do que se trate este anel? Confira a seguir a dica da Joias Kether para você presentear seu graduado.

     O anel de formatura

    Muitas famílias seguem a tradição de presentear os formandos após a conclusão do seu curso. Você conhece essa tradição?

    É um rito de passagem onde acredita que se o formando colocar o seu anel de formatura no dedo anelar da mão esquerda, as portas para o sucesso se abrirão em sua profissão. Os anéis são caracterizados pela pedra e pelo emblema da profissão, e é uma tradição pela qual até os mais moderninhos fazem questão de passar.

    Confira abaixo quais são as pedras dos anéis de algumas profissões:

    • Cursos de Economia e Ensino Fundamental – utilizam-se pedras de água marinha;

    • Cursos de História, Letras e Ciências Sociais – utilizam-se ametistas;

    • Cursos de Medicina, Bioquímica e Nutrição – utilizam-se esmeraldas;

    • Cursos de Direito e Jornalismo – utilizam-se rubis;

    • Cursos de Pedagogia, Música e Artes Cênicas – utilizam-se pedras de safira azul.

    Que tal presentear o seu formando desejando todo o sucesso profissional? Na Joias Kether você encontre os anéis e outros pingentes de cursos para garantir muita atração no sucesso e no reconhecimento profissional.

     

    WhatsApp Image 2019-02-21 at 20.21.58
    Como você vai se preparar para a festa de formatura?

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *