Home / Blog / Brilhante, diamante e zircônia… qual a diferença?

Brilhante, diamante e zircônia… qual a diferença?

São muitos os nomes com que você vai se deparar ao ir comprar uma joia. Brilhante, diamante e zircônia são termos comuns quando nos referimos a pedras usadas nesses acessórios. Mas você sabe exatamente a diferença de uma pedra para outra?

Brilhante x diamante

No Brasil é comum pensarmos em “diamante” como sinônimo de “brilhante”. A ideia está parcialmente correta já que todo brilhante é um diamante… mas nem todo diamante é um brilhante!
Isso se dá pelo fato da palavra “brilhante” se referir apenas a um tipo de lapidação específica do diamante. A pedra encontrada na natureza em seu estado bruto não é tão brilhante e mesmo poderia ser passada despercebida por leigos… É aqui que entra o trabalho humano, uma tarefa minuciosa que transforma uma pedra sem forma em uma verdadeira obra de arte. No caso dos brilhantes eles possuem 58 facetas! É um dos tipos de corte que mais valorizam o brilho da pedra e também um dos preferidos pelas joalherias.

oito-oito-brilhante1f37f0c6ce3209a4d60984b4f3fea6a2b7efbcba

Na imagem à direita o maior diamante bruto já encontrado no mundo vendido por US$ 53 milhões.

Mas… e as zircônias?

imageimage-25
A zircônia cúbica é um elemento produzido artificialmente em laboratório de maneira que se aproxime o máximo possível do diamante. É mais acessível que o diamante em questão de valor e pode ser produzida de forma incolor, diferente dos diamantes que na maioria das vezes são encontrados na natureza em tons de marrom e amarelo.
Em relação ao brilho, a zircônia consegue ser tão brilhante quanto o diamante!
A vantagem da pedra é que permite que você possua mais variedades e possa utilizá-las em qualquer ocasião, diferentemente dos diamantes que você deve reservar apenas para ocasiões especiais.

Para concluir…

Se você tiver a possibilidade de possuir um diamante ou brilhante será um ótimo investimento… são pedras que além de encantarem o imaginário popular, também possuem enorme valor agregado, nunca sendo perdido. Mas as belas zircônias também não ficam trás, possuem a característica de serem produzidas com maior variedade de cores e com preço mais baixo, oferecendo a possibilidade de você possuir várias jóias para cada ocasião.
Seja qual for a sua escolha você sairá ganhando. Aqui na Kether Joias você encontra pedras e joias para todos os gostos!

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *