Home / Blog / CHUVA DE DIAMANTES EM SATURNO E JÚPITER

CHUVA DE DIAMANTES EM SATURNO E JÚPITER

tumblr_ntkz5h4T411qg20oho1_1280 (1)

Cientistas americanos apresentaram pesquisa no encontro de Ciências Planetárias da Sociedade Americana de Astronomia, em Denver, Estados Unidos. O estudo afirma a presença de uma chuva de diamantes nos planetas Saturno e Júpiter. Já imaginou?

O carbono em sua forma cristalizada – natureza essencial do diamante, como conferimos nesse post aqui quando falamos tudo sobre a gema preciosa -, é abundante nesses dois planetas. E poderia estar caindo do céu. A tese de Kevin Baines (Wisconsin-Madison) e Mona Delitsky (California Speciality Engineering) afirma que descargas elétricas transformam metano em partículas de carbono. E a medida que precipita, o mineral sofre ação da pressão atmosférica em Saturno e Júpiter, se transformando em grafite e, em seguida, diamantes.

Confira também: TUDO SOBRE DIAMANTES

Tamanho das pedras na chuva de diamantes

De acordo com o cientista Kevin Baines, os diamantes presentes nos planetas seriam de um centímetro de diâmetro. Tamanho suficiente para um anel. Ou qualquer outro tipo de joia que todas as mulheres gostariam de carregar. Por ano, atesta, mil toneladas da pedra preciosa seriam produzidos em Saturno e Júpiter. Todas essas informações ainda são baseadas em estudos sobre a química presente nos planetas, já que não podemos pisar lá ainda, para poder confirmar tais teorias. Sendo uma pesquisa científica, vale acreditar.

Validade da pesquisa

A descoberta ainda precisa ser validada, mas a possibilidade não deve ser desconsiderada, segundo especialistas. Raymond Jeanloz, professor responsável pela descoberta da presença de diamantes em Urano e Netuno, afirma que “Parece válida a ideia de que há uma profunda variação dentro das atmosferas de Júpiter e ainda mais de Saturno, nas quais o carbono poderia se estabilizar como diamante.” Ou seja, para uma chuva de diamantes acontecer por ali, não deve faltar muito.

Muito se fala em Marte, mas quem sabe um novo destino seja ainda mais interessante?

#partiusaturno #partiujúpiter

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *