Home / Blog / Descubra a forma correta de cuidar das joias no verão

Descubra a forma correta de cuidar das joias no verão

veraocoqueiros

É verão! A estação mais quente do ano e convidativa para aproveitar dias de praia e de “piscininha, amor”. E também, de pele à mostra: nada melhor do que combinar biquínis e passeios à beira mar com suas melhores joias, e dar aquele “up” nos looks mais basiquinhos de shorts jeans com blusinhas frescas. Mas surge a dúvida:  pode ou não usar joias na praia e na piscina? Não precisa se preocupar, preparamos esse post juntamente com a Kether Joias para responder a esta dúvida. E sim, você pode arrasar nas férias sem danificar seus acessórios. Veja como!

SOL

Nada mais importante do que se proteger do sol passando filtro solar e não se expondo por muito tempo à radiação. E com as joias não é diferente.  Evite o contato excessivo com o calor, principalmente das peças de prata, bronze e com pedras.

Outro fator importante é no cuidado ao passar protetor solar: espere até que o produto seja bem absorvido pela pele antes de colocar seus adereços. Produtos químicos podem oxidar sua peça.

Expor pedras semipreciosas ao sol pode ser danoso. Evite utilizá-las, principalmente pérolas e corais. Opte por joias de ouro amarelo e ouro branco, que costumam apresentar uma maior resistência, ainda mais se tiverem um alto grau de pureza. E as joias de aço, que você pode curtir o bronzeado sem medo de oxidação e riscos.

 

SUOR

O suor pode estragar as joias banhadas. Elas podem ser corroídas, assumindo um visual escurecido, principalmente nas partes em que a peça tiver maior contato com a pele humana. Na prata e pérolas, pode ser um causador de manchas.  Por isso, escolha as folheadas – preferencialmente as de ouro.

PISCINA

A piscina pode ser um grande risco para as joias por conter cloro. Produtos químicos como, cloro de piscina, perfumes, cosméticos, produtos de limpeza, água sanitária; antissépticos; cola branca, água oxigenada cremosa, entre outros, oxidam as peças. Essa oxidação faz com que as joias, principalmente as de prata, escurecem durante o tempo, criando uma camada externa.

Caso você tenha pulado na piscina com sua joia de prata, uma solução caseira para dar brilho a prata escurecida é esfrega-la com pasta de dente. E use sempre uma flanela limpa para conservar.

Uma dica valiosa: Quando for dar um mergulho tire a peça e guarde numa bolsa pequena. Desta forma você evitará que ela se desgaste e que se perca. E abuse dela fora da água:  use joias de ouro e de aço que contrastam lindamente com o seu bronzeado, como brincos, colares e braceletes.

Observação: Não recomendamos entrar na água da piscina com semijoias de pedras e brilhantes!  Elas podem se soltar em contato prolongado com o cloro da piscina.

WhatsApp Image 2019-02-02 at 11.05.36

AREIA

O atrito com a areia pode dafificar suas joias, principalmente se elas forem de ouro. É possível que, por ele ser um material mais flexível que a areia, que é dura, seja riscado por ela. Por isso prefira colares e brincos a anéis, que estarão em contato direto com a areia. No caso das alianças, as lave cuidadosamente com água e sabão caso o contato aconteça.
As joias com pedras também devem ter atenção especial, pois o contato com a areia e outros componentes pode fazer com que ela se desgaste e que as pedras se soltem. Se atente se elas estão bem fixadas e na dúvida não as leve consigo para a praia.

MAR

A água do mar pode apresentar diversos riscos para as suas joias, a começar pelo risco de perder seus acessórios. A água fria (como geralmente são os mares) encolhem os dedos, portanto o risco de se perder anéis que estejam mais largos é grande.
O segundo ponto é que, como comentado anteriormente, a areia é capaz de riscar diversos materiais, como o ouro, apesar de ele ser um material mais resistente a degradação. As partículas de areia estão presentes na água e podem atrapalhar suas joias sem que você perceba.
Se assim mesmo optar por usar joias ao banhar-se no mar, é importante que elas assim como nós que nos banhamos após um dia de praia sejam lavadas também. Depois as seque com cuidado utilizando uma flanela.

WhatsApp Image 2019-02-01 at 09.40.36

… como guardar

WhatsApp Image 2019-02-01 at 10.11.58

Após a higienização, para manter as joias limpas e conservadas o ideal é que sejam guardadas de forma individual (nunca enroscadas, para não riscarem umas com as outras!) em saquinhos bem fechados, ou mesmo juntas em caixas de joias, mas em repartições diferentes.

E ai, gostou das dicas? O que você faz para manter suas joias preservadas?♥

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *