Home / Blog / Como usar turquesas

Como usar turquesas

Uma joia democrática: as turquesas são gemas que vão dos salões de festas ao dia a dia, já notou? Descubra hoje, nesse post, como usar turquesas.

Pois não importa se você faz o estilo hippie-chic ou clássico: dependendo da forma como são trabalhadas pela joalheria, as turquesas garantem um visual que se adapta às mais diversas ocasiões. Quem dá o tom é você.

Looks para festivais com turquesas

turquesas_festivaisAs meninas fãs de carteirinha e presença confirmada em todos os festivais – Coachella, Lolapalooza, Glastonbury, para citar poucos – na sua maioria adotam a linha low profile dos shortinhos de cintura alta, camisetas de banda com a manga cortada, ankle boots, tops croppeds, macaquinhos, chapéus e sabem muito bem como usar turquesas nos acessórios, como maxi anéis, grandes pingentes e braceletes.

O estilo é tão característico que já ficou conhecido como looks para festivais. 

Seleção de turquesas #JoiasKether para se jogar nos festivais.

Joias clássicas com turquesas

turquesas_comousar8Para as clássicas, as turquesas fazem par perfeito com as marcassitas, em design refinado de brincos longos, revelando uma ótima opção para combinar com vestidos longos ou curtos. O vestido pode ser estampado ou liso e, como a combinação de turquesas com corais é sempre perfeita, ousar escolhendo um vestido dessa cor com joias clássicas com turquesas é garantir os elogios da noite!

turquesas_comousar6

Par de brincos #JoiasKether com pedras turquesas e marcassitas.

Origem das turquesas

ea553bea1324e120337a3b4a55c3275e (1)O nome da cor batizou a pedra turquesa, que foi amplamente utilizada pelos egípcios em suas joias. Considerada a pedra nacional da Pérsia, foi muito usada também na região para ornar objetos. Na América do Norte, os índios Navajos foram os responsáveis por disseminar a sua utilização.

“Robin’s egg blue” (acima) é a variedade mais cara conhecida das turquesas.

Turquesas e corais

A combinação histórica de turquesas com corais é até hoje muito usada na joalheria asiática, principalmente nas regiões do Tibete e da Mongólia.

Apesar de ser extraída eminentemente na China, nesse mesmo país ela não é, curiosamente, tão utilizada. E você, gosta dessa combinação?

Cinco curiosidades sobre as turquesas

1 – A cor turquesa representa comunicação aberta e está relacionada à era eletrônica, ao mundo dos computadores e a comunicação em larga escala.
2 – A turquesa é tida como a cor dos espíritos evoluídos.
3 – Os antigos carregavam a pedra turquesa como um amuleto, principalmente os cavaleiros, em si e nos seus cavalos.
4 – A turquesa é, talvez, a mais antiga pedra decorativa presente na história dos homens.
5 – O nome turquesa deriva do francês “pierre turquoise”, que significa “pedra turca”, por causa das rotas que a trouxeram à Europa, das minas da Ásia central, através da Turquia.

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *