Home / Blog / Conheça o significado das pedras preciosas

Conheça o significado das pedras preciosas

birthstones

Que adoramos joias, isso não podemos negar. Muitas delas nos enchem os olhos pelas suas cores e brilhos, no qual podemos encontrar seu material maravilhoso espalhado por todo o Brasil. São as valiosas pedras preciosas –  encontradas em garimpos e em minas, com mais de 100 tipos no país.

Também chamadas de “gemas”, essas valiosidades são minerais cristalinos que se distinguem pela sua beleza, pureza, cor, transparência, brilho, dureza e índice de refração da luz.

Como podemos ver, todas têm o em comum o poder de encantar as pessoas, mas cada uma possui cor, significado e valores distintos. Confira a seleção de gemas que a Joias Kether preparou para você conhecer um pouco mais sobre o universo das pedras preciosas mais queridas e utilizadas:

ESMERALDA

WhatsApp Image 2019-04-07 at 23.13.21

O belo verde das esmeraldas fez com que ela fosse conhecida pelos romanos como a pedra do amor, já que é uma pedra que é símbolo da fidelidade e da confiabilidade.

Na antiguidade, a gema era considerada sagrada e, por isso, era a pedra mais desejada por todos. Acreditava-se que ela tinha o poder de rejuvenescer quem a usa, bem como de oferecer amor, inteligência e capacidade de se expressar bem. Segundo a história, Cleópatra usava essa pedra com a crença de que tinha um efeito de rejuvenescimento.

 Atualmente ela é considerada uma pedra de proteção aos viajantes, sendo indicada para quem vai fazer uma longa viagem ou trabalha sempre na estrada. No aspecto físico, acredita-se ainda que ela tenha poder rejuvenescedor.

Ela é indicada para melhorar as relações, equilibrar o coração, ajudar em tratamentos de doenças psíquicas e neutralizar campos de força negativos.

Seus significados são:  amor incondicional, dinheiro, poderes mentais, sensitividade, proteção, confiança, visão, juventude e viagens.

AMETISTA

WhatsApp Image 2019-04-07 at 23.13.21 (1)

Suas colorações violeta, avermelhada, azulada e púrpura, sendo essa última a mais rara e mais valiosa, atrai os homens desde a antiguidade. Ela é a pedra mais antiga utilizada pela humanidade que te sem registro. Há 25 mil anos os homens já usufruíam de sua beleza e de seus efeitos terapêuticos. Os efeitos terapêuticos dessa pedra estão ligados à paz e a espiritualidade, sendo considerada a pedra perfeita para a meditação. Ela elimina o estresse e inspira cura e intuição.

Ela é indicada para superação e renovação, para exercer vibração protetora para a aura e converter pensamentos negativos em positivos, para o controle próprio e para a capacidade de se manter equilibrado.

Seus significados são: paz, espiritualidade, sonhos, cura, sensitividade, amor, coragem e felicidade.

RUBI

WhatsApp Image 2019-04-07 at 23.13.21 (2)

Uma das pedras preciosas mais valiosas. O seu nome já indica sua cor – do latim rubeus, que significa vermelho. Assim como sua cor é forte, seu significado também é: o rubi aumenta a coragem, a iniciativa e o poder de liderança das pessoas que o utilizam. Ele é indicado para o coração, para equilibra o espírito e para dar confiança e vitalidade. Seus significados são:  amor, fidelidade, parcerias e intrigas.

SAFIRA

WhatsApp Image 2019-04-07 at 23.13.21 (4)

Além de ser uma pedra encontrada com várias tonalidades de azul, chegando até ao violeta, também é possível ver safiras com tons rosados e alaranjados.

Ela é indicada para trazer o equilíbrio e auxiliar quem precisa de concentração para realizar atividades que envolvem a mente, elevar a sabedoria, purificar nosso campo de energia pessoal, fortalecer o intelecto, abrir caminhos profissionais, atrair prosperidade e dádivas, elevar o espiritual e harmonizar a mente e acalmar o emocional. Além disso, é utilizada no tratamento de funções de glândula, para melhorar a circulação sanguínea e para melhorar o estado de ânimo.

Seus significados são: sabedoria, prosperidade, concentração, poder mental e crescimento profissional.

ZIRCONIA

WhatsApp Image 2019-04-07 at 23.13.21 (3)

A pedra zircônia é geralmente uma pedra transparente, que existe em variações de marrom, preto, vermelho, amarelo, verde e azul. É encontrado na América do Norte, França e Itália. Ela é uma gema conhecida desde a antiguidade e seu nome pode ter diversas origens, a mais provável é que seu nome se originou do francês Jargon.

Na antiguidade ela era utilizada como talismã pelos comerciantes durante suas viagens. Acreditavam naquela época que ao possuí-la, iriam atrair grandes fortunas, bem como estariam protegidos dos bandidos da noite.

Acreditavam ainda que, utilizando-a como talismã, a Zircônia traria sonhos calmos e um novo espírito para a vida. Possuí-la junto de si traria amor e admiração de todos os povos. Já na idade média, era utilizada para induzir ao sono.

Ela é indicada para auxiliar na procurar paz e quietude e para melhorar nossa tolerância para enfrentarmos situações negativas. Além disso, ela é benéfica para os sistemas de limpeza e permite um sono mais reconfortante.

Seus significados são: proteção, sono, paz.

JADE

WhatsApp Image 2019-04-07 at 23.13.20 (1)

Os tons de cor do Jade variam do verde-esbranquiçado ao verde-escuro. Pelos antigos, era considerada a pedra da sabedoria, e seu poder de cura está relacionado ao coração, tanto no campo emocional quanto físico.

Hoje, ela é considerada um amuleto da sorte. Ela é uma pedra que pode te ajudar a atingir os seus sonhos e metas, permitindo que você veja as suas limitações autoimpostas do passado e as manifestações dos seus sonhos no mundo físico. Ela é indicada para promover coragem, compaixão, generosidade e longevidade, permitindo levar a viver uma vida mais rica e gratificante.

Seus significados são: sorte, coragem, compaixão, generosidade, longevidade.

GRANADA

WhatsApp Image 2019-04-07 at 23.13.20

Essa bela pedra de cor vermelho escuro chama-se granada pois seu nome deriva do latim granatus, que significa grão. A sua semelhança com o grão da romã, fruta encontrada em abundância nas regiões onde essa pedra é encontrada – Minas Gerais e Tocantis – fez com que ela ganhasse esse nome, e sua coloração se dá pela quantidade de ferro e manganês encontrada em sua composição.  É a pedra da sexualidade e da paixão, indicada para quem deseja ampliar os seus desejos, emoções, vitalidade, criatividade, ousadia e coragem.

Ela é indicada para a saúde, e para aprimorar a energia, paixão e o prazer. Além disso, é uma boa pedra para auxiliar na depressão já que traz diversão e esperança para o seu portador, promovendo a diminuição da raiva que o indivíduo tende a direcionar para si mesmo. Ela ainda limpa os chakras de energias negativas, energizando-os no processo.

Seus significados são: paixão, energia, coragem, vitalidade.

Gostou do significado das pedras preciosas? Quais você já quer aderir para trazer valores positivos a sua vida?

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *