Home / Blog / Descubra o significado do pingente Árvore da Vida

Descubra o significado do pingente Árvore da Vida

52562861_319042258799068_3805548476619057515_n

Certamente você já se deparou com este símbolo em acessórios e tatuagens. Mas não é de hoje que ela é utilizada, desde o início da civilização maias, gregos, astecas, entre outros, já usavam em artefatos. E afinal, o que significa essa árvore e por que ela é importante para a humanidade? Acompanhe com a Joalheria Kether a sua simbologia.

Simbologia da Árvore

O símbolo representa a vida e as suas diferentes fases. A árvore tem os ramos que sobem em direção ao céu para receber a luz; já as suas raízes prendem-se na terra para absorver os nutrientes necessários ao seu crescimento e também para manter a estabilidade durante as tempestades. Ela também remete à busca pela vida eterna, juventude e renovação espiritual. Vamos conhecer a seguir o seu significado em diferentes culturas.

DIY-5d-diamante-bordado-rvore-da-Vida-imagem-de-strass-5d-Diamante-mosaic-cones-para-bordados

Significado nas culturas

No cristianismo – segundo a bíblia, a árvore da vida estava presente no jardim do Éden e quem comesse seu fruto teria vida eterna Segundo as Escrituras, a árvore estava localizada bem no centro do Paraíso e os frutos concediam a imortalidade. Outra árvore, porém, roubou-lhe o protagonismo: convencidos pela lábia rasteira da serpente, Adão e Eva resolveram provar do fruto da Árvore do Bem e do Mal, no qual foram expulsos do paraíso.

A Árvore da Vida aparece ainda no livro do Apocalipse onde foi escrito que ela cresceu no centro da versão celestial de Jerusalém como um sinal de salvação da Humanidade.

Para os egípcios – a Árvore da Vida era um potente egípcio antigo símbolo e ícone na mitologia e lendas do Egito. Para eles, uma árvore da vida estaria à espera do Faraó, para que quando ele morresse, comesse os frutos e se sustentasse sob o domínio de Rá.  O fruto previa vida e conhecimento dos ciclos de tempo eterno.

Na tradição Persa – De origem Persa e mais tarde mitologia, Haoma representa a Árvore da Vida. Para eles, a árvore da vida garante o poder da imortalidade. Ela, provém todas as sementes do mundo e faz renascer todas as vezes que Simurgh, uma fabulosa, benevolente e mítica criatura alada, bate suas asas, que espalham todas as sementes para o mundo. A Haoma vem para renascer o espírito natural, apresentando em seu conceito, ideias que promovem em cada pessoa, uma visão de autoconhecimento e consciência.

Para a cultura Maia – os maias tinham a representação da árvore da nossa vida, símbolo de muita importância para a cultura. Para eles, o nosso mundo fica expremido entre nove inframundos (Xibalba) e 13 extratos celestes. A ceiba, que representa a árvore da vida (na América Central) sagrada liga essas camadas. Quanto mais elevada, mais poderosos são os deuses

Além dessas culturas mencionadas, acredita-se que o simbolismo da árvore da vida está presente na maioria das culturas, tanto para os japoneses, como chineses, sírios, gregos, astecas e indianos. Portanto, a mitologia por trás do símbolo da árvore como fonte de conhecimento, sabedoria e juventude é de muito antiga.

Usando como amuleto

Como podemos ver, a Árvore da Vida está carregada de sentido místico e pode ser entendida como um elemento de proteção, um lembrete de nossa jornada na terra, uma promessa de eternidade em outro plano ou um apelo ao bom senso, ao equilíbrio e à busca pelo aprimoramento pessoal.

Escolha o design que mais se identifica – seja ele todo em ouro, ou com pedras preciosas. Confira algumas opções da Joias Kether:

Gostou do significado da Árvore da Vida? Já adquiriu o seu amuleto?

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *