Home / Blog / Dia dos Namorados: conheça a origem desta tradição e entre no clima com joias românticas

Dia dos Namorados: conheça a origem desta tradição e entre no clima com joias românticas

oficina-de-inverno-lugares-romanticos-para-viajar-casal-inverno-capa

Semana que vem, dia 12 de junho, casais de namorados, pretendentes e apaixonados comemoram a data com muitas mensagens de amor e troca de presentes. Em outros países, a comemoração tem outra data; como por exemplo o ‘São Valentim’ nos Estados Unidos, que ocorre no dia 14 de fevereiro. Mas você sabe o porquê de o Brasil comemorar neste mês? A Joias Kether te conta a origem desta tradição no mundo e no Brasil, e também traz sugestões de joias para presentear e ser presenteada neste dia tão romântico.

Origem no mundo

Acredita-se que a comemoração de uma data destinada aos casais de namorados veio antes do nascimento de Jesus Cristo, no Império Romano. Na lenda, um bispo da Igreja Católica, chamado São Valentim, foi proibido de realizar casamentos pelo imperador romano Claudius II; isso porque, o imperador tinha como objetivo diminuir o número de homens casados e ter mais soldados em seu contingente.

 Porém, insatisfeito com a proibição, o bispo desrespeitou a ordem imperial e continuou com as celebrações de matrimônio as escondidas. Infelizmente, ele foi descoberto, sendo preso pelos soldados e condenado à morte. Enquanto estava na prisão, se apaixonou por uma moça cega, filha do carcereiro, no qual por um milagre, ele recuperou a visão de sua amada e a deixou uma carta antes de ser decapitado. Na carta, havia o escrito “ From your Valentine”, que traduzindo, significa “ Do seu Valentinus”. A partir desta frase, então, que surgiu a expressão Valentine’s Day – Dia de São Valentim.  Na prisão, ele recebeu vários bilhetes e cartões, de jovens apaixonados, valorizando o amor, a paixão e o casamento. O bispo Valentim foi decapitado em 14 de fevereiro do ano 270, data comemorada nos Estados Unidos até hoje. Que curioso, não?

Origem nos Estados Unidos

A origem da data é de fato pela lenda do bispo Valentim. Porém, demorou dois séculos para que ela passasse a ser efetivamente comemorada – quando o papa Gelásio instituiu o Dia de São Valentim, como símbolo dos namorados.

Origem no Brasil

Já no Brasil, não há uma lenda por trás da data e muito menos tem a ver com a véspera da comemoração do dia de Santo Antônio, o santo casamenteiro. É exclusivamente, uma data comercial. Ela teve como origem o ano de 1948, quando a rede de lojas Clipper percebeu que durante o mês de junho sempre ocorria uma queda nas vendas relacionada à ausência de uma data comemorativa no mês. A fim de reverter essa situação, a empresa contratou o publicitário João Dória, que teve a ideia de copiar o Valentine’s Day e escolheu o dia 12 de junho, estrategicamente, para as comemorações. A estratégia do publicitário surtiu efeito com o slogan “não é só com beijos que se prova o amor”, o que alavancou as vendas da loja e criou a tradicional troca de presentes da data.

Nada melhor do que comemorar esta data com lembranças carinhosas para reafirmar o amor e o respeito que os casais de pombinhos sentem um pelo outro, não é mesmo?

Joias românticas para presentear

Agora que você já conhece a origem do dia dos namorados, que tal separar aquele presente que transmite todo o amor que você sente pelo seu par perfeito? Ou pedir para o seu namorado aquela que mais lhe encanta?

Joias em formato de coração são uma boa pedida para o dia dos namorados. São delicadas e clássicas, no qual trazem todo um toque de romantismo e elegância na composição. E detalhe: são atemporais, podendo ser utilizadas no dia-a-dia. Seja ela vazada, com designer moderno, em ouro, com zircônias, delicada ou com presença, quem usar vai ser apaixonar! O formato de coração pode estar presente em diferentes tipos de joias, desde pulseiras e colares, a brincos e anéis. Confira algumas delas:

View this post on Instagram

Anel e pulseira em Ouro18k e zirconias!!

A post shared by Joalheria Kether (@joiaskether) on

 

 

 

View this post on Instagram

Cordão lindo e delicado em ouro18k!!

A post shared by Joalheria Kether (@joiaskether) on

Gostou das joias em formato de coração? Qual te deixou mais apaixonada?

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *