Home / Blog / As joias nos casamentos indianos

As joias nos casamentos indianos

casamento-indiano-4

casamento-indiano-4

As joias nos casamentos indianos possuem uma tradição muito forte de torná-los conhecidos pela sociedade. E a da Índia é regulada fortemente pelas regras do casamento e da religião. Os casamentos indianos são marcados por um ritual intenso, que envolve diversas características. Uma delas, porém, é a mais evidente: a presença de joias, principalmente, o ouro.

Setembro e março são os meses em que os casamentos indianos são realizados com mais frequência. O ouro, que representa a deusa Lakshmi, é símbolo de pureza e abundância e serve de base para diversas peças que irão enfeitar a noiva no dia da cerimônia. As joias nos casamentos indianos são tão importantes que nessa época as joalherias na Índia ficam absolutamente lotadas.

A mulher recebe as joias de presente da sua família como “dote”, apesar de ser oficialmente ilegal no país, é uma prática muito tradicional, que existe independentemente da lei indiana. Caso o casal se divorcie as joias continuam com a mulher. Se o marido morre, ao invés, ela não poderá mais usar essas joias, podendo passar às suas filhas, porém.

Quanto mais ouro a noiva usa no dia do seu casamento, mais respeito consegue na família do futuro marido. As joias nos casamentos indianos indicam o quanto a sua família é importante, indicando diretamente a sua casta.

Por isso, quanto mais melhor: enquanto no ocidente o símbolo da união do casal é a aliança, na Índia, é carregar a noiva de joias, como uma árvore de natal.

As joias nos casamentos indianos que simbolizam a mulher casada, na Índia, são:

1 – Mangalsutram

wpid-84f3d9c4c915ecbcabd8698fb677869d

O Mangalsutram é um colar feito com contas pretas e ornamentado em ouro. É a peça mais tradicional e significa cordão abençoado. Só poderá ser tirado pela mulher caso fique viúva.

2 – Paizeb e anéis nos dedos dos pés

db266cbea645a28f9eeb2d6fcaa05527

Paizeb é aquele modelo de tornozeleira com sininhos e, assim como os anéis usados nos dedos dos pés, são obrigatoriamente em prata. Não se usa ouro nos pés, na Índia.

3 – Bor

article-l-2015927018331466794000

O Bor é um tipo de adorno usado na testa pela mulher indiana o dia do seu casamento.

4 – Nath

BRIDAL-NOSE-RING-GIVING-HER-A-BEAUTIFUL-LOOK

É o brinco usado no nariz, parecido com um piercing – só que beeem grande.

O noivo e as joias nos casamentos indianos

casamento-indiano-noivos-indianos-caminho-das-indias-foto-TV-Globo-renato-Rocha-Miranda (1)

O homem não usa aliança de casamento ou nenhuma outra joia que indique que seja casado. Mas um costume interessante é que no dia do casamento indiano as irmãs do noivo escondem os seus sapatos, para ganharem presentes em ouro, ao devolvê-los ao irmão. Como parte do ritual, ainda, é comum o pai da noiva dizer ao genro: “Agora eu lhe entrego esta menina adornada de ouro.”

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *