Home / Blog / Mulheres poderosas e suas joias – Em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, confira as personalidades que marcaram a história

Mulheres poderosas e suas joias – Em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, confira as personalidades que marcaram a história

tr

Hoje, dia 8 de março, é o dia Internacional da Mulher. Adotado pelas Nações Unidas em 1977, essa data tão especial é presente para nos lembrar das conquistas sociais, políticas e econômicas das mulheres que batalharam por essa luta. Foi na Rússia, com as manifestações que mulheres faziam em busca de melhores condições de vida e trabalho, que começamos a busca pelo direito de igualdade. Uma história triste que abriu portas para a evolução feminina.

Graças a essas manifestações, nós mulheres podemos ser independentes e crescer empoderadas. Dia 8 é apenas uma referência de uma data histórica, para nos lembrar a essência e valorização das mulheres. Mas todos os dias é necessário ter respeito, e tratar todas nós como iguais, dando cada vez mais espaço na sociedade.

Para homenagear as mulheres, nós da Joias Kether destacamos para você algumas personalidades marcantes que conquistaram seu espaço no mundo, e que hoje são referências para todos nós. Mulheres empoderadas que podem ser consideradas joias raras!

Não só consideradas, pois estas mulheres exaltavam todo o seu poder e beleza utilizando peças poderosas que marcaram suas personalidades. As joias fizeram parte do contexto da metamorfose da mulher na história, mostrando que ela pode ser quem ela quiser a cada dia. Confira agora:

Cleópatra 

Culta, inteligente, sedutora, inigualável e caracterizada por sua vaidade e joias. Esta foi a Cleópatra, a rainha do Egito, que governou por 21 anos.

elizabeth-taylor-cleopatra-blue-dress

Ela foi uma das mulheres mais conhecidas da história da humanidade e uma das governantes mais famosas do Egito, sendo lembrada até hoje. Nunca foi a detentora única do poder em sua terra natal – co-governou sempre com um homem ao seu lado: o seu pai, o seu irmão (com quem casaria mais tarde) e, depois, com o seu filho – mas sempre foi autoridade de fato. Ela teve que enfrentar muitos desafios, e um deles foi lutar contra sua própria família patriarcal.

Era uma mulher muito bela, e, além disso, sabia como ninguém cativar e seduzir através de sua perspicácia e inteligência. Falava fluentemente sete línguas, era versada em ciência, filosofia e política, e tornou o país na época, o mais rico de toda a terra.

Ela tinha uma grande preocupação com o luxo da corte e com a vaidade. Costumava enfeitar-se com joias de ouro e pedras preciosas (diamantes, esmeraldas, safiras e rubis), que encomendava de artesãos ou ganhava de pessoas próximas e familiares.

joias

Embora seu reinado tenha sido curto e conturbado, Cleópatra deixou para sempre nos anais da história, a prova de que uma mulher pode tão bem ou melhor do que um homem governar.

Carmen Miranda

A mulher da fruta nas cabeças e dos balangandãs: Essa é a Carmen Miranda, um ícone no mundo da cultura e do Tropicalismo no Brasil.

that-night-in-rio-carmen-miranda-1941_a-G-9919799-8363151

Maria do Carmo Miranda, cantora e atriz luso-brasileira, nasceu em Portugal, mas logo se mudou para o Brasil em sua infância.  Ela foi a primeira sul-americana a fazer parte da calçada da fama. Participou com atriz e cantora em vários filmes incluindo animações da Walt-Disney. Lançou mais de 300 músicas em 20 anos de carreira, fazendo shows em vários países e se tornando a mulher mais bem paga dos EUA.

Carmen também era conhecida por ser uma mulher forte e decidida: a cantora lutou pelos seus sonhos e gerenciou grande parte da própria carreira. E por isso, não podíamos deixar de mencioná-la neste grande dia.

Carmen Miranda era dona de uma personalidade única atrelada e um estilo peculiar. Dentre tantas frutas e cores, ganharam destaque os balangandãs que a cantora utilizava durante as suas performances. Usando muitas joias e bijuterias, a cantora abusava do comprimento de brincos, sempre acompanhados por pulseiras, braceletes, anéis e, claro, seus turbantes característicos.

mi_9016971925622923

Carmen com certeza se tornou um ícone, levando o nome do Brasil aos 4 cantos do mundo com sua música e irreverência.

Coco Chanel

Luxo, elegância, joias e sofisticação são algumas das palavras que vêm à mente quando ouvimos o nome Coco Chanel. Ela desafiou o papel da mulher na sociedade e contribuiu para a representatividade feminina até os dias de hoje.

timeline-03

Gabrielle Bonheur Chanel, nasceu em 19 de agosto de 1883, na França. Foi ela quem atribuiu as calças compridas ao guarda-roupa feminino. Ela revolucionou os costumes, a liberdade e a representatividade das mulheres da época. Suas roupas eram consideradas ousadas porque eram tão confortáveis quanto as dos homens.

No início da década de 1920, Chanel aboliu pedrarias, saias longas e os espartilhos que aprisionavam o movimento e limitavam o conforto das mulheres. Pela primeira vez, a moda feminina passou a incorporar o suéter e a calça comprida, que eram peças exclusivas do guarda-roupa masculino.

E os colares de pérolas sempre seguiram Coco Chanel.  Ela misturava verdadeiras com falsas e também usava joias de ouro misturadas com bijuterias. Também foi ela quem começou a usar dois braceletes gêmeos, um em cada punho, como se fossem punhos de camisa.

1109457

Definitivamente Coco foi ousada para a moda da época, e resultou no que desfrutamos até hoje:  mulheres livres para vestirem o que quiserem.

Gostou de conhecer um pouquinho sobre essas mulheres que lutaram e conquistaram o seu espaço dentro de suas áreas?

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *