Home / Blog / Olho grego e seu significado

Olho grego e seu significado

32696665_1736550446402735_4356437662509301760_n

O olho grego também conhecido como olho turco – pois é bastante popular na Turquia – é muito comum em joias. Seu uso se dá desde a antiguidade. Acredita-se que os primeiros amuletos com olhos tenham sido peças encontradas no território da Síria há 3.300 anos a.c.

Os olhos azuis foram também muito usados na antiguidade por gregos e romanos. Atualmente, é usado como objeto estético, além de amuleto.O símbolo possui um significado bastante místico. O olho grego é popularmente conhecido como objeto que afasta a inveja e o mau olhado, protegendo a pessoa que se utiliza dele de todo o mal.

Na Turquia, conhecido como Nazar Boncugu, o olho é presente comum a ser dado a recém nascidos. Pois acredita-se que eles sejam menos resistentes a energias negativas. Lá ele também é utilizado em portas, carros e até em celulares. Se o olho aparecer quebrado é sinal de que ele funcionou e serviu de proteção a anergias negativas. O ornamento é usado nas joias geralmente em conjunto com pingentes em forma de pimentas. A pimenta também é usada para proteger do mau olhado e da inveja.

Lenda

Uma das lendas à respeito do olho grego é a de que havia uma rocha tão dura que nem mesmo cem homens ou dinamites poderiam rachar. Existia também um homem que era conhecido por ter “olho gordo”. O homem foi levado a rocha, e apenas com seu olhar fez a rocha se partir em dois pedaços. Na lenda podemos identificar a força do olhar e o porquê do “olho gordo” ser tão temido.

Outros símbolos

Outros símbolos também usados com o mesmo propósito do olho grego são a figa, Hamsá ou Mão de Fátima e patuá (conjunto de vários ícones). Para em especial atrair a boa sorte os mais utilizados são: elefante, saco da fortuna e trevo de quatro folhas.

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *