Home / Blog / Pingente menino e menina: conheça a história das tradicionais joias destinadas as mães

Pingente menino e menina: conheça a história das tradicionais joias destinadas as mães

WhatsApp Image 2019-04-26 at 01.34.42

Ser mãe é um sentimento único. Muitas mulheres desejam espalhar para o mundo o amor incondicional que sentem pelos seus filhos, além de quererem estar sempre pertinho deles. O dia das mães está chegando, e nada melhor do que eternizar todo este amor em joias que simbolizam este sentimento. Acompanhe junto com a Joias Kether a história sobre os pingentes menino e menina, o tradicional presente do dia das mães.

A tradição dos pingentes de filhos

Você provavelmente já conhece os pingentes de menino ou menina há um tempo, isso porque os colares de filhos são verdadeiros clássicos e muito atemporais.  Mas a sua origem é mais antiga do que parece. O ato de presentear alguém com pingentes é uma tradição de muitos povos antigos durante a história, no qual os mesmos utilizavam de amuletos junto ao corpo, posicionados perto do coração, a fim de transmitirem proteção e formas de comunicação aos deuses. Os pingentes de menino ou menina seriam versões atuais destes amuletos, que juntamente ao peito, mantêm e transmitem este grande amor dos filhos pela mãe, perto do coração.

Antes dos pingentes de menino e menina, a tradição que persistiu por muitas décadas era de carregar o primeiro dente do filho em forma de pingente. Nos anos 90 foram uma super tendência entre as mães. Basicamente, o seu significado era a materialização da memória, visto que a fase da primeira infância da criança fica representada através de uma presença simbólica do dente.

c19848b8c7b44b261f89998376d5d663

Colares com pingente menino e menina

Dentro da tradição original o pingente de filhos deveria ser um presente do pai da criança ou da avó, para a mãe, logo na maternidade, depois que o bebê nascesse. O presente deveria ser composto por um pingente de ouro menino ou pingente de ouro menina, de acordo com o gênero da criança. Isso porque no passado, as mulheres não tinham posses, já que o dote de casamento era do marido, e a herança era passada diretamente aos filhos. Portanto, em datas especiais, elas ganhavam joias, que serviam como presente e recompensa.

Hoje em dia a tradição está mais flexível, e dar um pingente de filho pode ser feito por qualquer pessoa da família, inclusive pelos próprios filhos, e até mesmo se auto presentear. Os pingentes geralmente são fabricados em metais nobres como ouro e prata e com ornamentados com pedras preciosas, como zircônias e brilhantes. Hoje existem diversos modelos e variados estilos.

WhatsApp Image 2019-04-26 at 01.33.56WhatsApp Image 2019-04-26 at 01.33.47WhatsApp Image 2019-04-26 at 01.34.15

Os pingentes de meninas geralmente são representados com um vestido e penteado maria-chiquinha. Uma graça! Podem ser tanto de gemas brancas quanto coloridas. Além disso, muitas mães também optam por pingentes que simbolizam algum hobby de suas filhas, como por exemplo o ballet. Tudo que simboliza a filha!

WhatsApp Image 2019-04-26 at 01.32.45

Já os pingentes de meninos, em sua maioria, possuem um boné, com uma blusinha em um shortinho. Que fofo! Podem também ser tanto de gemas brancas quanto coloridas, em material de ouro ou prata.

WhatsApp Image 2019-04-26 at 01.34.42

E saiba que você pode utilizar estes pingentes não apenas em colares! Os modelos de tamanho menor podem ser colocados em anéis, dando todo um charme.

WhatsApp Image 2019-04-26 at 01.33.34

E caso você queira fugir um pouco dos modelos tradicionais, e considera que tem uma princesa ou um príncipe em casa, esta opção é para você!

WhatsApp Image 2019-04-26 at 01.34.06

Gostou da história destes tradicionais pingentes? Que tal presentar e demostrar todo o amor pela sua mãe?

 

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *