Home / Blog / Principais pedras preciosas brasileiras

Principais pedras preciosas brasileiras

turmalina-1

O Brasil é um país rico em diversidade natural, e essa riqueza pode ser fortemente percebida ao falarmos de pedras preciosas. Descubra agora as principais pedras que encontramos em nosso país e escolha a que mais combina com você:

Turmalina Paraíba

turmalina-1
A Turmalina Paraíba foi descoberta em 1980 no Distrito de São José da Batalha, no estado da Paraíba. De um azul intenso, dado pelo cobre presente em sua composição, possui um brilho único, se diferenciando dos outros tipos de Turmalina – que não contém o componente. É extremamente rara, sendo encontrada em apenas cinco locais em todo o planeta, três deles no Brasil, onde duas minas ficam na região do Rio Grande do Norte. As outras minas estão presentes no continente Africano, uma no Moçambique e outra na Nigéria.
No início de sua descoberta, os brasileiros não se encantaram muito com a descoberta. Foram os japoneses que deram atenção a ela pela primeira vez. Hoje, ela é símbolo de cobiça por todos.

Esmeralda

esmeralda
Os principais locais onde a pedra se encontra ficam na Colômbia, porém ela também pode ser encontrada no Brasil. O nome deriva da palavra grega “Smaragdos”, que significa pedra verde. A descoberta da pedra se deu há 5 mil anos, no Egito. Hoje, são extraídas em muita quantidade do Brasil.
Uma curiosidade a respeito da Esmeralda é que uma pedra de 380 quilos descoberta em 2001 na Bahia, considerada a maior do planeta – e avaliada em US$400 milhões – teve seu destino final nas mãos de um grupo de empresários americanos que reivindicaram a propriedade da pedra.

Ametista

ametista
A Ametista é uma variedade do Quartzo. Foi utilizada com preciosidade pelos egípcios do passado. A origem de seu nome é do grego e tem como significado algo próximo a “não intoxicar”, pois acreditava-se que esta pedra era capaz de prevenir a embriaguez. Além do Brasil, ela também pode ser encontrada no Uruguai, na Índia e em outros locais.
Possui forte referência nas crenças da astrologia, sendo ligada aos signos de Peixes, Câncer, Áries, Capricórnio, Aquário e Sagitário.

Rubelita

rubelita
A Rubelita é uma variação da Turmalina. Além de ser encontrada no Brasil,também está presente em Moçambique, no Paquistão, na Nigéria e em Madgascar. É uma das poucas pedras encontradas naturalmente na cor avermelhada, por isso é tão cobiçada em todo o mundo.
Para se observar se a pedra é mesmo uma Rubelita, deve-se observar seu comportamento na luz do sol e na luz artificial. Pois nem todas as Turmalinas com o mesmo tom podem ser chamadas de Rubelitas!

Citrino

citrino

O Citrino é uma variedade do Quartzo, e possui tons de amarelo e laranja. A maior parte das pedras comercializadas são ametistas ou quartzos fumados (esfumaçados) aquecidos artificialmente. O Citrino é uma pedra considerada barata e mesmo assim muito apreciada na joalheria. Os maiores produtores de Citrino são Brasil e Escócia, porém a pedra também é encontrada nos Estados Unidos, na Espanha, na Rússia e na França.

Acredita-se que o Citrino possui muitas qualidades místicas, sendo capaz de  equilibrador o emocional e auxiliar na realização pessoal.

Qual pedra é a sua preferida? 

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *