Home / Blog / TIPOS DE PÉROLAS

TIPOS DE PÉROLAS

45107-600x600

Quem nunca usou a expressão “é uma pérola” para se referir à alguma coisa perfeita? Não à toa, esse material orgânico que é produzido por moluscos, ostras e mexilhões é trabalhada e valorizada pelo setor joalheiro como uma gema preciosa.

Mas você sabe como são produzidas, sabe quais são os tipos de pérolas? Continue lendo então esse post.

45107-600x600

Par de brincos em prata com zircônias e pérolas Joias Kether R$ 280. Compre aqui.

As pérolas são, na verdade, uma reação do organismo de alguns moluscos quando corpos estranhos são depositados ao seu interno. Pode ser um grão de areia ou mesmo um verme – poderia você imaginar que um colar de pérolas caríssimo viria de um verme? Pois é. E esse depósito pode ser realizado de forma natural ou pelo homem: hoje em dia é muito comum encontrar “fazendas” de pérolas, com produção ou cultivo controlado.

50-pearl-laden-oysters-10720Seu aspecto é garantido pelo nácar (madrepérola) e o bicarbonato de cálcio produzido pelos moluscos perlíferos. A literatura especializada diz que uma pérola pode durar até 150 anos, mas, recentemente foi descoberta uma pérola natural com aproximadamente 2 mil anos de idade, no oeste da Austrália, durante uma escavação arqueológica.

Diz-se, também, que nunca uma joia masculina foi confeccionada com uma pérola, sabia? Por isso, as pérolas são consideradas tão femininas. Conheça abaixo alguns tipos de pérolas disponíveis no mercado. Lembrando que as de melhor qualidade estão no oriente, como o Golfo Pérsico, Índia, Sri Lanka, Taiti e Japão. Apesar disso, na América Central também são encontrados bons exemplares.

Tipos de pérolas

1 – Pérolas barrocas

São totalmente irregulares, de água doce ou salgada e possui uma gama variada de tons.

perola-barroca-1

2 – Pérolas do Taiti

São redondas e com tonalidades escuras – também conhecidas como “pérolas negras” – do verde escuro ao azul petróleo, passando pelo grafite e roxo. Sua média de tamanho varia de 8mm a 14mm.

strands-of-black-pearls

3 – South Sea

Cultivadas no Taiti, Austrália e Filipinas, e por ser produzida por grandes ostras, podem chegar à 25mm. São brancas ou douradas.

pearl-loose-pearl-white-south-sea-quality-aa

4 – Akoya

São consideradas as mais tradicionais, cultivadas em água salgada, no Japão, Coréia, China e Sri Lanka. Suas cores são diversas: dourada, azulada, acizentada e rosada, além das brancas.

Akoya_Pearls_3x2

5 – Pérolas de Água Doce

São cultivadas em rios e lagos, sendo a China o maior produtor mundial. Apesar de não serem 100% perfeitas – totalmente redondas – essa característica não é possível de ser percebida a olho nu.

6 – Pérolas Arroz

Também conhecidas como Keshi – podem ser arredondadas ou compridas como um grão de arroz. São cultivadas em água doce, em grande parte na China.

baroquea1

Cuidados com as pérolas

As peças com pérolas devem ser guardadas individualmente, envolvidas em tecido. Para limpar, utilize um pano úmido apenas com água, evitando produtos químicos, que podem tirar o brilho das pérolas. Assim como outros tipos de joias, as pérolas podem manchar também em contato com cremes, cosméticos ou perfume. Fique de olho para manter suas pérolas sempre dignas do seu nome 😉

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *